
Componentes comestíveis dos vegetais, elas não são absorvidas durante a digestão por não sofrer ação das nossas enzimas. E se dividem em dois tipos: solúveis e insolúveis.
As insolúveis, encontradas no farelo de trigo, nos cereais integrais, nas raízes e nas hortaliças, contribuem para o aumento do bolo fecal, o que diminui seu tempo de trânsito intestinal e, assim, previne constipações.
As fibras insolúveis, encontradas no farelo de trigo e nos cereais integrais, melhoram o trânsito intestinal. Já as solúveis aumentam a saciedade e ajudam a controlar o colesterol e o açúcar no sangue.
Já as fibras solúveis formam um gel em contato com a água, retardando o esvaziamento do estômago. Por isso, aumentam a sensação de saciedade. Além disso, elas retardam a absorção dos carboidratos pelo intestino, ajudando a controlar a entrada de glicose no sangue, mecanismo especialmente importante para os diabéticos.
Seu consumo também está relacionado ao melhor controle dos níveis de colesterol do sangue. As fibras solúveis são encontradas principalmente nas frutas, na aveia, na cevada e nas leguminosas, como feijão, lentilha e grão de bico.
“À medida em que ajustam o funcionamento intestinal, as fibras melhoram o bem-estar de pessoas saudáveis e ajudam no tratamento dietético de muitos tipos de doença”, diz Ana Beatriz Barrella, nutricionista da RGNutri Identidade em Nutrição. “Além disso, elas podem prevenir e tratar doenças de cólon, reduzir o risco de câncer de intestino e controlar o diabetes.”
Recomenda-se o consumo de pelo menos 25 gramas de fibras por dia. Para isso, é importante ter uma alimentação variada e rica em frutas, verduras, grãos e leguminosas. Uma dica importante: o consumo de fibras deve sempre estar aliado ao consumo de água. O ideal é que se beba entre 1,5 litros e 2 litros de líquido por dia.
Curtiu as informações sobre as fibras? Sabia que existem produtos que são RIQUÍSSIMOS em fibras e que te auxiliarão nos exercícios físicos e a alcançar seu objetivo corporal desejado? Conheça aqui essa maravilhosa linha de produtos: a Linha Zen. > https://goo.gl/M2bk8n
fonte:http://www.glutenconteminformacao.com.br
Comentários
Postar um comentário